sábado, 18 de janeiro de 2014

"Mamãe porque a senhora fala sempre a mesma coisa" - Julia - 5 anos

Ensinando as garotas a amarem uma as outras.


Quando minha filha mais velha tinha cinco anos de idade durante um momento de correção e disciplina ela me disse: "Mamãe porque a senhora fala sempre a mesma coisa?" Na hora fiquei meio chocada com a pergunta e por instantes me perguntei  porque fazia isso e se estava agindo corretamente.
Logo o Senhor me iluminou e me mostrou porque ter uma postura de ensino constante e firme - o próprio Senhor me instruiu a agir assim e com muito cuidado e carinho sentei-me com ela e abri o texto de Deuteronômio 6:1-9 e naquele momento eu pude destacar para ela que Deus quer que eu ensine seus "decretos e ordenanças" (v1)  com "persistência" (v.7) em todo tempo que eu estivesse com ela e em qualquer situação na qual nos encontrássemos (v.7-9).
Esse texto marcou minha vida e ainda hoje é minha meta e acredito que é o ideal de Deus para condução de nossas vidas diariamente, para que eu, meus filhos e meus netos temamos e obedeçamos ao Senhor (v.2), e o melhor é que isso é para o meu melhor (v3).
Neste ano que se inicia mais uma vez esta palavra veio fortemente ao meu encontro e foi reforçada quando tive de intervir e disciplinar um momento de discussão entre minha crianças. É engraçado como coisas pequenas e sutis podem influenciar e moldar nossas mentes, comportamento e vida se não estamos atentos ao Espírito Santo de Deus.
Para 2014 nossa meta é "PARAR" ! Parar com o que está errado antes que isso nos leve a um outro comportamento desagradável fazendo com que a "bola de neve" se forme na sucessão de novos comportamentos pecaminosos. Falar o tempo todo "em casa, andando pelo caminho, ao deitar e ao levantar" (v.7) requer de nós um pastoreio constante sobre a vida de nossos filhos e sobre nós mesmos. 
Como Cristãos devemos procurar o tempo todo tirar de nós a marca de PECADORES que muitas vezes justifica nossos comportamentos errados para viver uma vida com frutos de arrependimento e de mudança, viver uma vida de conversão, uma vida como a descrita em Efésios 4:22-32:

"...Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,
a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.
Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.
"Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao diabo.
O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.
Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.
Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.
Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo."

Que em 2014 eu PARE e CONVERTA meu comportamento para proclamar o Reino de Jesus para todos a minha volta, e muitas vezes essa "parada" e essa "conversão" de atitudes e caminhos podem ser trabalhosas.
Sigamos um novo ano "Inconformados" - Romanos 12: 1 e 2.

Amábile Buzelli Laranjeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário